Seguidores
24 de out. de 2011
Fônico
Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas "correntes". Na sintética, o aluno conhece os sons representados pelas letras e combina esses sons para pronunciar palavras. Na analítica, o aluno aprende primeiro uma série de palavras e depois parte para a associação entre o som e as partes das palavras. Pode utilizar cartilhas.
Linguagem total ("whole language")
Defende que os sistemas linguísticos estão interligados, e que a segmentação em imagens ou sons deve ser evitada. Os estudantes são apresentados a textos inteiros, já que acredita-se que "se aprende lendo". Em sala de aula, o professor lê textos para os alunos, que acompanham a leitura com o mesmo texto, assim se "familiarizando" com a linguagem escrita. A partir dessa familiarização, vão aprendendo palavras e, depois, as sílabas e as letras. Não utiliza cartilhas.
Orientação dos PCNs
Diagnóstico prévio do aluno antes de optar por qualquer método. Algumas crianças entram na primeira série sabendo ler. O professor lê textos em voz alta e é acompanhado pela classe, que tem em mãos os mesmos textos. Os alunos são estimulados a copiar textos com base em uma situação social pré-existente: por exemplo, eles ouvem poesias e compõem, por cópia ou colagem, seus cadernos de poemas favoritos. A leitura em voz alta por parte dos estudantes é substituída por encenações de situações que foram lidas, desenhos que ilustram os trechos lidos etc. As crianças aprendem a escrever em letra de forma; a consciência fônica é uma consequência. Não utiliza cartilhas.
Alfabético
Os alunos primeiro identificam as letras pelos seus nomes, depois soletram as sílabas e, em seguida, as palavras antes de lerem sentenças curtas e, finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las. Pode utilizar cartilhas.
Analítico
Também conhecido como método "olhar-e-dizer", começa com unidades completas de linguagem e mais tarde as divide em partes. Exemplo: as sentenças são divididas em palavras, e as palavras, em sons. O "Orbis Sensualium Pictus" é considerado o primeiro livro escolar importante. Abaixo das gravuras estavam os nomes impressos para que os estudantes memorizassem as palavras, sem associá-las a letras e sons. Pode utilizar cartilhas.
Sintético
Começa a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo. Pode utilizar cartilhas.
Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas "correntes". Na sintética, o aluno conhece os sons representados pelas letras e combina esses sons para pronunciar palavras. Na analítica, o aluno aprende primeiro uma série de palavras e depois parte para a associação entre o som e as partes das palavras. Pode utilizar cartilhas.
Linguagem total ("whole language")
Defende que os sistemas linguísticos estão interligados, e que a segmentação em imagens ou sons deve ser evitada. Os estudantes são apresentados a textos inteiros, já que acredita-se que "se aprende lendo". Em sala de aula, o professor lê textos para os alunos, que acompanham a leitura com o mesmo texto, assim se "familiarizando" com a linguagem escrita. A partir dessa familiarização, vão aprendendo palavras e, depois, as sílabas e as letras. Não utiliza cartilhas.
Orientação dos PCNs
Diagnóstico prévio do aluno antes de optar por qualquer método. Algumas crianças entram na primeira série sabendo ler. O professor lê textos em voz alta e é acompanhado pela classe, que tem em mãos os mesmos textos. Os alunos são estimulados a copiar textos com base em uma situação social pré-existente: por exemplo, eles ouvem poesias e compõem, por cópia ou colagem, seus cadernos de poemas favoritos. A leitura em voz alta por parte dos estudantes é substituída por encenações de situações que foram lidas, desenhos que ilustram os trechos lidos etc. As crianças aprendem a escrever em letra de forma; a consciência fônica é uma consequência. Não utiliza cartilhas.
Alfabético
Os alunos primeiro identificam as letras pelos seus nomes, depois soletram as sílabas e, em seguida, as palavras antes de lerem sentenças curtas e, finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las. Pode utilizar cartilhas.
Analítico
Também conhecido como método "olhar-e-dizer", começa com unidades completas de linguagem e mais tarde as divide em partes. Exemplo: as sentenças são divididas em palavras, e as palavras, em sons. O "Orbis Sensualium Pictus" é considerado o primeiro livro escolar importante. Abaixo das gravuras estavam os nomes impressos para que os estudantes memorizassem as palavras, sem associá-las a letras e sons. Pode utilizar cartilhas.
Sintético
Começa a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo. Pode utilizar cartilhas.
Marcadores:alfabetização repostagens,moldes
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
galinha Pintadinha 2
Meu selo
Quem sou eu
- Nina Ludolf
- Sou Artesã, apaixonada por EVA, Mãe de duas princesinhas Ana Clara e Yasmin, casada com o melhor marido do mundo, atualmente moro em Taubaté SP, mais sou de Pirassununga, espero postar aki meus trabalhos e dicas e que meus seguidores gostem,.. bjkasss
Visitas
Arquivo do blog
-
▼
2011
(100)
-
▼
outubro
(16)
- História infantil para o halloween
- A História do HALLOWEEN!!!!
- Leis de Diretrizes e bases
- promoção no blog da minha madrinha a JU
- Conheça as diferenças entre os métodos de alfabeti...
- Alfabetização: teoria e prática
- o que é EDUCAÇÃO?
- Os quatros pilares da educação
- O novo Plano Nacional da Educação
- Atividades pedagogicas para idade de 15 meses a 3 ...
- Modelo de Lembrancinha do dia das crinaças em EVA
- moldes de EVA Turma do cocoricó
- molde de EVA do Bob Esponja
- Moldes de EVA do Sherek
- lembrancinhas para o dia das crianças
- Moldes de EVA das princesas disney
-
▼
outubro
(16)
Tecnologia do Blogger.
Pentel
que presentão!!!
Sonho realizado
Parceria Feltro
Parceria de colas
Vanessa Otto
Parceria brilhante
Apoiamos
Joelma Couto
Mimos em EVA
Suzimare
tayartes
Marcadores
- 2012 (1)
- 3d (1)
- afilhada (2)
- alfabetização repostagens (23)
- Alice (1)
- Almata colas (7)
- amigas do eva (2)
- apostila (1)
- artesanato (1)
- Artigo (1)
- Ateliê (2)
- atividades pedagogicas (7)
- aula (5)
- aviador (1)
- Barbie (1)
- Bella e a fera (1)
- Bolo Fake (3)
- borboleta (1)
- Branca de neve (1)
- buffet (3)
- cadernos (1)
- canetas (1)
- casamento (1)
- ceredenciada (1)
- chaves (1)
- chiquinha (1)
- condor (6)
- decoração (1)
- desafio (1)
- Dia das mães (7)
- dia do amigo (1)
- dia dos pais (4)
- Drisol (2)
- EVA (21)
- feira (1)
- festa (4)
- filiperson (3)
- fitas (1)
- Fofuchas (28)
- fofucho (2)
- Free (4)
- frozen (1)
- galinha pintadinha (1)
- glitter (1)
- Joaninha (3)
- kit personalizado (1)
- KREATEVA (2)
- lançamento (2)
- literatura infantil (5)
- logo nova (1)
- lojão do EVA (3)
- Madrinha (1)
- maletas (4)
- Marinheiro (1)
- mensagem (4)
- minie (1)
- minions (2)
- moldes (33)
- moranguinho (1)
- mudanças (1)
- natal (6)
- ninucho (1)
- noivos (1)
- oficina (6)
- Pap (4)
- parceria (15)
- Pascoa (1)
- Páscoa (3)
- pentel (6)
- pequeno principe (2)
- presencial (2)
- presente (6)
- princesas (5)
- Professora (1)
- Promoção (1)
- reportagem (3)
- resulatdo (4)
- revista (1)
- rosa e marrom (1)
- selinhos (1)
- selo (4)
- sinimbu (1)
- sorteio (18)
- Taubaté (1)
- Texto (1)
- topo de bolo (1)
- Trabalhos (16)
- trabalhos digitais (3)
- trem (1)
- turma (1)
- tutorial (1)
- video aula (3)
- virtual (3)
Artesã
Art's Carol
Palmira
Nina Ludolf
Minha Afilhada
Abelhinhas criativas
Compre
Miauuuu!!!
Dom de Deus
Blog Archive
- 2015 (3)
- 2014 (2)
- 2013 (42)
- 2012 (122)
-
2011
(100)
- novembro(4)
-
outubro(16)
- História infantil para o halloween
- A História do HALLOWEEN!!!!
- Leis de Diretrizes e bases
- promoção no blog da minha madrinha a JU
- Conheça as diferenças entre os métodos de alfabeti...
- Alfabetização: teoria e prática
- o que é EDUCAÇÃO?
- Os quatros pilares da educação
- O novo Plano Nacional da Educação
- Atividades pedagogicas para idade de 15 meses a 3 ...
- Modelo de Lembrancinha do dia das crinaças em EVA
- moldes de EVA Turma do cocoricó
- molde de EVA do Bob Esponja
- Moldes de EVA do Sherek
- lembrancinhas para o dia das crianças
- Moldes de EVA das princesas disney
- setembro(6)
- agosto(22)
- julho(11)
- junho(15)
- maio(12)
- abril(4)
- fevereiro(10)
0 comentários: