Seguidores
2 de jun. de 2011

Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte I
Parte I
Sabemos que o processo de alfabetização se desenvolve mais facilmente quando as crianças chegam à escola tendo uma maior familiaridade com a escrita, obtida em contextos nos quais ela circula com usos e funções sociais. Tal como na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações, contextos e materiais capazes de estimular o interesse e a atenção dos alunos.
Por essa razão, um elemento importante do trabalho de alfabetização se refere à qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Metodologicamente, a criação desse ambiente se concretiza na busca de levar as crianças em fase de alfabetização a usar a língua escrita, mesmo antes de dominar as “primeiras letras”, organizando a sala de aula com base nela. Conceitualmente, a defesa da criação do ambiente alfabetizador estaria baseada na constatação de que saber para que a escrita serve (suas funções de registro, de comunicação à distância, por exemplo) e saber como é usada em práticas sociais (organizar a sala de aula, fixar as regras de comportamento na escola, por exemplo) auxiliariam a criança em sua alfabetização, por dar significado e função ao processo de ensino-aprendizagem da língua escrita e por criar a necessidade de se alfabetizar, favorecendo, assim, a exploração, pela criança, do funcionamento da língua escrita.
Vejamos algumas sugestões de ambientes, rotinas e materiais que possibilitariam a prática social da leitura e escrita na alfabetização:
1 – CHAMADA
A cada dia, no início das atividades os nomes dos alunos devem ser explorados por todos. Para que esta atividade seja motivadora, não-repetitiva e que possibilite novas percepções, você deve criar uma situação diferente para cada dia da semana. Para que todas as crianças percebam quais os alunos presentes e ausentes, bem como observar e perceber as escritas desses nomes, é aconselhável que cada criança possua uma ficha ou crachá com o primeiro nome escrito em letra de imprensa maiúscula de um todo (salientar a primeira letra de outra cor) e, do outro lado, o nome completo. Nesta ficha, também poderá conter a foto da criança no princípio do trabalho de exploração do nome próprio. E que este nome seja colocado, após a sua exploração, em um espaço visível por todos os alunos, para que, sempre que necessário, os nomes seja consultados.
* Modelos de chamadinhas:

MODELO TIRADA DO BLOG :O MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO
Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte II
Quantos somos?
Este
momento é uma oportunidade real e significativa para que a relação
número (quantidade) e numeral (signo) sejam exploradas pelas crianças,
além de explorar a contagem mecânica, classificação, inclusão de classe,
seriação numérica, conceitos de adição (agrupar) e subtração (exclusão
de alunos faltosos).
Para que estes objetivos sejam explorados, crie um ambiente em que possibilite:
- a contagem mecânica dos colegas;
- a representação da contagem feita com palitos (individual);
- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;
- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;
- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;
- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;
- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;
- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;
- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas
Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte III
Tempo
Este
é o momento de observação das características climáticas, que podem, no
decorrer do dia, sofrer alterações. Por isso, devem ser exploradas e
observadas no decorrer do dia, fazendo antecipações e previsões do que
irá acontecer, como também as conseqüências deste para o dia-a-dia do
homem. É importante que seja observado se o tempo está ensolarado,
chuvoso e/ou nublado.
O professor pode registrar estas informações no calendário mensal exposto na sala e, em conjunto com a turma, criar uma legenda. Os alunos, registram estas informações em seu calendário individual, diariamente, com as cores referidas ao tempo.
O professor pode registrar estas informações no calendário mensal exposto na sala e, em conjunto com a turma, criar uma legenda. Os alunos, registram estas informações em seu calendário individual, diariamente, com as cores referidas ao tempo.

No final da semana e no final de cada mês, questionar:
- Quantos dias estavam ensolarados/chuvosos/nublados tivemos na semana e/ou no mês?
- Se o mês X teve mais chuvas/sol, como ficou nosso clima?
- O que isto influenciou na nossa maneira de agir?
- Se o mês X teve mais chuvas/sol, como ficou nosso clima?
- O que isto influenciou na nossa maneira de agir?

Marcadores:alfabetização repostagens
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
galinha Pintadinha 2
Meu selo

Nina Ludolf
Quem sou eu

- Nina Ludolf
- Sou Artesã, apaixonada por EVA, Mãe de duas princesinhas Ana Clara e Yasmin, casada com o melhor marido do mundo, atualmente moro em Taubaté SP, mais sou de Pirassununga, espero postar aki meus trabalhos e dicas e que meus seguidores gostem,.. bjkasss
Visitas
Arquivo do blog
-
▼
2011
(100)
-
▼
junho
(15)
- BLOG NOVO NO PEDAÇO
- LINDA APOSTILA DA TURMINHA DA MONICA
- Atividades para maternal crianças de 3 a 4 anos
- PORQUE TANTA AGRESSÃO?
- Não tem graça nenhuma ( Bullying )
- BLOG NOVINHO...
- A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
- Moldes Juninos...
- ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
- AMBIENTE ALFABETIZADOR " A SALA DE AULA "
- HIPÓTESES DE LEITURA
- IMPEDINDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA
- HABILIDADE COM A LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS: ALUNO PRÉ SILABICO E SILABICO
- TRABALHANDO COM LETRAS , PALAVRAS E TEXTOS...
-
▼
junho
(15)
Tecnologia do Blogger.
Pentel

Parceria giz pastel
que presentão!!!

Sonho realizado

minha querida parceria que tanto esperei!!!
Parceria Feltro

O melhor do Brasil
Parceria de colas

Permabond obrigada!!!
Vanessa Otto

Parceria em carimbos de olhos
Parceria brilhante

Apoiamos

Joelma Couto

Mimos em EVA

minha mãezona do EVA
Suzimare

Suziarts
tayartes

Marcadores
- 2012 (1)
- 3d (1)
- afilhada (2)
- alfabetização repostagens (23)
- Alice (1)
- Almata colas (7)
- amigas do eva (2)
- apostila (1)
- artesanato (1)
- Artigo (1)
- Ateliê (2)
- atividades pedagogicas (7)
- aula (5)
- aviador (1)
- Barbie (1)
- Bella e a fera (1)
- Bolo Fake (3)
- borboleta (1)
- Branca de neve (1)
- buffet (3)
- cadernos (1)
- canetas (1)
- casamento (1)
- ceredenciada (1)
- chaves (1)
- chiquinha (1)
- condor (6)
- decoração (1)
- desafio (1)
- Dia das mães (7)
- dia do amigo (1)
- dia dos pais (4)
- Drisol (2)
- EVA (21)
- feira (1)
- festa (4)
- filiperson (3)
- fitas (1)
- Fofuchas (28)
- fofucho (2)
- Free (4)
- frozen (1)
- galinha pintadinha (1)
- glitter (1)
- Joaninha (3)
- kit personalizado (1)
- KREATEVA (2)
- lançamento (2)
- literatura infantil (5)
- logo nova (1)
- lojão do EVA (3)
- Madrinha (1)
- maletas (4)
- Marinheiro (1)
- mensagem (4)
- minie (1)
- minions (2)
- moldes (33)
- moranguinho (1)
- mudanças (1)
- natal (6)
- ninucho (1)
- noivos (1)
- oficina (6)
- Pap (4)
- parceria (15)
- Pascoa (1)
- Páscoa (3)
- pentel (6)
- pequeno principe (2)
- presencial (2)
- presente (6)
- princesas (5)
- Professora (1)
- Promoção (1)
- reportagem (3)
- resulatdo (4)
- revista (1)
- rosa e marrom (1)
- selinhos (1)
- selo (4)
- sinimbu (1)
- sorteio (18)
- Taubaté (1)
- Texto (1)
- topo de bolo (1)
- Trabalhos (16)
- trabalhos digitais (3)
- trem (1)
- turma (1)
- tutorial (1)
- video aula (3)
- virtual (3)
Artesã

Grupo amigas do EVA 2012
Art's Carol

Palmira

MINHA AMIGA QUERIDA
Nina Ludolf

Minha Mascotinha
Minha Afilhada

Palmira Biscuit
Abelhinhas criativas

eu faço parte!!!
Compre
Miauuuu!!!
Dom de Deus

Blog Archive
- 2015 (3)
- 2014 (2)
- 2013 (42)
- 2012 (122)
-
2011
(100)
- novembro(4)
- outubro(16)
- setembro(6)
- agosto(22)
- julho(11)
-
junho(15)
- BLOG NOVO NO PEDAÇO
- LINDA APOSTILA DA TURMINHA DA MONICA
- Atividades para maternal crianças de 3 a 4 anos
- PORQUE TANTA AGRESSÃO?
- Não tem graça nenhuma ( Bullying )
- BLOG NOVINHO...
- A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
- Moldes Juninos...
- ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
- AMBIENTE ALFABETIZADOR " A SALA DE AULA "
- HIPÓTESES DE LEITURA
- IMPEDINDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA
- HABILIDADE COM A LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS: ALUNO PRÉ SILABICO E SILABICO
- TRABALHANDO COM LETRAS , PALAVRAS E TEXTOS...
- maio(12)
- abril(4)
- fevereiro(10)
0 comentários: