Seguidores
2 de jun. de 2011
Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte I
Parte I
Sabemos que o processo de alfabetização se desenvolve mais facilmente quando as crianças chegam à escola tendo uma maior familiaridade com a escrita, obtida em contextos nos quais ela circula com usos e funções sociais. Tal como na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações, contextos e materiais capazes de estimular o interesse e a atenção dos alunos.
Por essa razão, um elemento importante do trabalho de alfabetização se refere à qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Metodologicamente, a criação desse ambiente se concretiza na busca de levar as crianças em fase de alfabetização a usar a língua escrita, mesmo antes de dominar as “primeiras letras”, organizando a sala de aula com base nela. Conceitualmente, a defesa da criação do ambiente alfabetizador estaria baseada na constatação de que saber para que a escrita serve (suas funções de registro, de comunicação à distância, por exemplo) e saber como é usada em práticas sociais (organizar a sala de aula, fixar as regras de comportamento na escola, por exemplo) auxiliariam a criança em sua alfabetização, por dar significado e função ao processo de ensino-aprendizagem da língua escrita e por criar a necessidade de se alfabetizar, favorecendo, assim, a exploração, pela criança, do funcionamento da língua escrita.
Vejamos algumas sugestões de ambientes, rotinas e materiais que possibilitariam a prática social da leitura e escrita na alfabetização:
1 – CHAMADA
A cada dia, no início das atividades os nomes dos alunos devem ser explorados por todos. Para que esta atividade seja motivadora, não-repetitiva e que possibilite novas percepções, você deve criar uma situação diferente para cada dia da semana. Para que todas as crianças percebam quais os alunos presentes e ausentes, bem como observar e perceber as escritas desses nomes, é aconselhável que cada criança possua uma ficha ou crachá com o primeiro nome escrito em letra de imprensa maiúscula de um todo (salientar a primeira letra de outra cor) e, do outro lado, o nome completo. Nesta ficha, também poderá conter a foto da criança no princípio do trabalho de exploração do nome próprio. E que este nome seja colocado, após a sua exploração, em um espaço visível por todos os alunos, para que, sempre que necessário, os nomes seja consultados.
* Modelos de chamadinhas:
MODELO TIRADA DO BLOG :O MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO
Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte II
Quantos somos?
Este
momento é uma oportunidade real e significativa para que a relação
número (quantidade) e numeral (signo) sejam exploradas pelas crianças,
além de explorar a contagem mecânica, classificação, inclusão de classe,
seriação numérica, conceitos de adição (agrupar) e subtração (exclusão
de alunos faltosos).
Para que estes objetivos sejam explorados, crie um ambiente em que possibilite:
- a contagem mecânica dos colegas;
- a representação da contagem feita com palitos (individual);
- a representação individual da contagem feita, utilizando o registro com algarismos;
- exploração da ordem e inclusão hierárquica das quantidades manipuladas;
- a exploração das partes que compõem a totalidade do grupo de crianças: meninos e meninas;
- a exploração e a identificação da totalidade de crianças no grupo;
- a exploração e a comparação de quantidades (maior, menor e mesma quantidade, a mais, a menos): meninos/crianças, meninas/crianças;
- a exploração de quantidade, observando alunos presentes e faltosos;
- a exploração de conceitos de adição e subtração das quantidades operadas
Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte III
Tempo
Este
é o momento de observação das características climáticas, que podem, no
decorrer do dia, sofrer alterações. Por isso, devem ser exploradas e
observadas no decorrer do dia, fazendo antecipações e previsões do que
irá acontecer, como também as conseqüências deste para o dia-a-dia do
homem. É importante que seja observado se o tempo está ensolarado,
chuvoso e/ou nublado.
O professor pode registrar estas informações no calendário mensal exposto na sala e, em conjunto com a turma, criar uma legenda. Os alunos, registram estas informações em seu calendário individual, diariamente, com as cores referidas ao tempo.
O professor pode registrar estas informações no calendário mensal exposto na sala e, em conjunto com a turma, criar uma legenda. Os alunos, registram estas informações em seu calendário individual, diariamente, com as cores referidas ao tempo.
No final da semana e no final de cada mês, questionar:
- Quantos dias estavam ensolarados/chuvosos/nublados tivemos na semana e/ou no mês?
- Se o mês X teve mais chuvas/sol, como ficou nosso clima?
- O que isto influenciou na nossa maneira de agir?
- Se o mês X teve mais chuvas/sol, como ficou nosso clima?
- O que isto influenciou na nossa maneira de agir?
Marcadores:alfabetização repostagens
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
galinha Pintadinha 2
Meu selo
Quem sou eu
- Nina Ludolf
- Sou Artesã, apaixonada por EVA, Mãe de duas princesinhas Ana Clara e Yasmin, casada com o melhor marido do mundo, atualmente moro em Taubaté SP, mais sou de Pirassununga, espero postar aki meus trabalhos e dicas e que meus seguidores gostem,.. bjkasss
Visitas
Arquivo do blog
-
▼
2011
(100)
-
▼
junho
(15)
- BLOG NOVO NO PEDAÇO
- LINDA APOSTILA DA TURMINHA DA MONICA
- Atividades para maternal crianças de 3 a 4 anos
- PORQUE TANTA AGRESSÃO?
- Não tem graça nenhuma ( Bullying )
- BLOG NOVINHO...
- A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
- Moldes Juninos...
- ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
- AMBIENTE ALFABETIZADOR " A SALA DE AULA "
- HIPÓTESES DE LEITURA
- IMPEDINDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA
- HABILIDADE COM A LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS: ALUNO PRÉ SILABICO E SILABICO
- TRABALHANDO COM LETRAS , PALAVRAS E TEXTOS...
-
▼
junho
(15)
Tecnologia do Blogger.
Pentel
que presentão!!!
Sonho realizado
Parceria Feltro
Parceria de colas
Vanessa Otto
Parceria brilhante
Apoiamos
Joelma Couto
Mimos em EVA
Suzimare
tayartes
Marcadores
- 2012 (1)
- 3d (1)
- afilhada (2)
- alfabetização repostagens (23)
- Alice (1)
- Almata colas (7)
- amigas do eva (2)
- apostila (1)
- artesanato (1)
- Artigo (1)
- Ateliê (2)
- atividades pedagogicas (7)
- aula (5)
- aviador (1)
- Barbie (1)
- Bella e a fera (1)
- Bolo Fake (3)
- borboleta (1)
- Branca de neve (1)
- buffet (3)
- cadernos (1)
- canetas (1)
- casamento (1)
- ceredenciada (1)
- chaves (1)
- chiquinha (1)
- condor (6)
- decoração (1)
- desafio (1)
- Dia das mães (7)
- dia do amigo (1)
- dia dos pais (4)
- Drisol (2)
- EVA (21)
- feira (1)
- festa (4)
- filiperson (3)
- fitas (1)
- Fofuchas (28)
- fofucho (2)
- Free (4)
- frozen (1)
- galinha pintadinha (1)
- glitter (1)
- Joaninha (3)
- kit personalizado (1)
- KREATEVA (2)
- lançamento (2)
- literatura infantil (5)
- logo nova (1)
- lojão do EVA (3)
- Madrinha (1)
- maletas (4)
- Marinheiro (1)
- mensagem (4)
- minie (1)
- minions (2)
- moldes (33)
- moranguinho (1)
- mudanças (1)
- natal (6)
- ninucho (1)
- noivos (1)
- oficina (6)
- Pap (4)
- parceria (15)
- Pascoa (1)
- Páscoa (3)
- pentel (6)
- pequeno principe (2)
- presencial (2)
- presente (6)
- princesas (5)
- Professora (1)
- Promoção (1)
- reportagem (3)
- resulatdo (4)
- revista (1)
- rosa e marrom (1)
- selinhos (1)
- selo (4)
- sinimbu (1)
- sorteio (18)
- Taubaté (1)
- Texto (1)
- topo de bolo (1)
- Trabalhos (16)
- trabalhos digitais (3)
- trem (1)
- turma (1)
- tutorial (1)
- video aula (3)
- virtual (3)
Artesã
Art's Carol
Palmira
Nina Ludolf
Minha Afilhada
Abelhinhas criativas
Compre
Miauuuu!!!
Dom de Deus
Blog Archive
- 2015 (3)
- 2014 (2)
- 2013 (42)
- 2012 (122)
-
2011
(100)
- novembro(4)
- outubro(16)
- setembro(6)
- agosto(22)
- julho(11)
-
junho(15)
- BLOG NOVO NO PEDAÇO
- LINDA APOSTILA DA TURMINHA DA MONICA
- Atividades para maternal crianças de 3 a 4 anos
- PORQUE TANTA AGRESSÃO?
- Não tem graça nenhuma ( Bullying )
- BLOG NOVINHO...
- A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
- Moldes Juninos...
- ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
- AMBIENTE ALFABETIZADOR " A SALA DE AULA "
- HIPÓTESES DE LEITURA
- IMPEDINDO A APRENDIZAGEM DA LEITURA
- HABILIDADE COM A LEITURA E ESCRITA
- OBJETIVOS: ALUNO PRÉ SILABICO E SILABICO
- TRABALHANDO COM LETRAS , PALAVRAS E TEXTOS...
- maio(12)
- abril(4)
- fevereiro(10)
0 comentários: